04 janeiro 2011

Oito um barra dois, já quase ali a atirar para as dez e um quarto

Dado que se estão a aproximar os exames orais que vou ter de fazer EM ITALIANO, e dado que passei 95% do meu Erasmus até agora a falar ESPANHOL, hoje fui ao clube de vídeo tentar alugar um filme do Fellini (sim, eu sou uma dessas pessoas que ainda vai a clubes de vídeo). Porquê Fellini? Porque um) salvo excertos acho que nunca tinha visto nenhum filme dele; dois) diz que são clássicos e must-see obrigatórios; três) assim sempre se junta a fome à vontade de comer e se ouve alguém a falar italiano, que mal não há de fazer.

Entrei pois pela loja dentro, envergando o meu ar mais confiante. Tentando evitar o habitual caos temático que são as prateleiras dos clubes de vídeo, fui directa ao assunto (achava eu) e abordei a senhora que estava ao balcão. A senhora, que entretanto devo acrescentar que tinha ar de exercer a ocupação de pseudo-satânica na Serra de Sintra às folgas e fins de semana, estava vidrada num filme que passava na televisão ali instalada, e deixou que passassem uns bons 20 segundos até que fizesse o obséquio de me dirigir o seu olhar. Quando finalmente consegui captar a sua atenção, achei que o melhor a fazer era ser o mais rápida possível antes que dispersasse outra vez - que longe de mim querer incomodar alguém que trabalha, vade retro. Seguiu-se então o diálogo:

eu - "Desculpe, boa tarde. Têm aqui algum filme do Fellini?"

senhora - "Quem?"

eu - "Do Fellini, o realizador. Têm aqui disponível para aluguer algum filme dele?"

senhora - (ar de enfado vezes 30) "Deixe ver..." (intercalar espreitadelas de meio minuto ao filme que estava a ver, enquanto pressiona o teclado do computador a uma média de 2 teclas por minuto) "Fellini?"

eu - "Sim, Fellini."

senhora - "É realizador?"

eu - (um pouco incrédula) "Pois..."

senhora - (mais uma espreitadela, este filme é mesmo bom) "É este? Fre... Frederico..."

eu - (algo bruscamente) "FEDERICO Fellini, é esse mesmo. Tem aqui algum filme dele?"

senhora - "Tenho aqui um... (a ler do ecrã) Fellini Roma. Depois tenho mais. Fellini a dolce vida... Fellini amaar... Amarc..."

eu - (já visivelmente irritada) "Amarcord. Mas só tem esses?"

senhora - "Tenho aqui outro... Fellini oito... depois um um, uma barra e um dois."

eu - (a engasgar-me) "Perdão?"

senhora - (com o sorriso de satisfação de quem já decifrou o problema) "Oito um barra dois, é isso. É este que quer levar?"



Resultado: acabei por vir para casa com o A DOLCE VIDA, o OITO UM BARRA DOIS, e uma questão existencial - se uma pessoa não percebe nada de cinema, porque raio é que se candidata para trabalhar num clube de vídeo?

4 comentários:

  1. AHAHAHAHAHAHAHAHAH

    imagina agora que tinhas perguntado pelo "se7en"

    responder-te-ia seguramente algo como:

    - Quer o "Se sete em" ? Mas em quê? em DVD?

    ResponderEliminar
  2. Porque foram despedidas do macdonalds.

    ResponderEliminar
  3. volta lá a devolver o OITO UM BARRA DOIS ( é o o mítico 8 e meio, ignorante criatura que foi despedida do MCDonalds e vai ser despedida do club de video! )e traz o Amarcord, vale a pena!

    ResponderEliminar
  4. O La Strada reconciliou-me com o FRederico!
    claro que ha sempre outros realizadores italianos...

    ResponderEliminar