29 janeiro 2011

É bem feita, que é para não te lembrares de ir fazer O ERASMUS para Itália

Tive no dia 24 o meu primeiro exame do ano aqui em Itália. Era às 9h30, mas como eu vivo longecomócaraças (é uma zona aqui de Turim) pus o despertador para as 6h50, para ter tempo de fazer tudo com calma e ainda rever as cenas antes de entrar.

A cena é que esta cadeira foi criada assim um bocado à socapa (para não dizer ilegalmente) para os alunos Erasmus - é em inglês e serve basicamente para dar trabalho ao prof. americano que aqui veio bater com os costados, e para não dar trabalho à prof. que nos devia estar a dar aulas. Para nós é fixe porque é só metade do semestre (foram ao total 6 aulas, uma por semana) e porque podemos substituí-la por qualquer uma das cadeiras em que estivermos inscritos a que não nos apetecer ir ou que nos der mais jeito em termos de créditos. Do género: imaginem que me faltavam 12 créditos para acabar a licenciatura - punha o nome de uma cadeira qualquer que valesse isso no meu plano de estudos, mas depois em vez de ir às aulas dessa cadeira ia a estas 6 aulas da trampa. Perceberam? É preciso um desenho? Não? Bom.

A desvantagem desta gandulice é que a cadeira, sendo ilegal, não consta em nada do que é lista - portanto eu não fazia puto de ideia onde raio era o exame. Dado que nenhum dos professores da cadeira me respondia aos e-mails, cheguei à faculdade meia hora mais cedo para ver se encontrava alguém que me pudesse ajudar. Nicles. Népia. Nem um sinal de vida. Perguntei ao porteiro - ele nem sabia quem era o professor.

"Ai o camandro..."

Percorri o edifício de cima a baixo, perguntei a toda a gente que encontrei. Nada. Vi e revi os mails - nicles. Quando chegou ali à barreira das 9h45, desisti e fui beber um café ao bar.
"Nada como um cappuccino para levantar os ânimos...", pensei eu. Qual quê? PIOR CAPPUCCINO DA HISTÓRIA DOS CAPPUCCINOS. Umas natas nojentas a boiar, aargh...
"Bom, ao menos o rapazinho na mesa ao lado da minha é giro - isso pelo menos não pode correr mal!", voltei a pensar para comigo própria. Say whaaat? O rapaz não só se levantou 2 segundos depois de eu me ter sentado, como quando voltou trazia pela mão o namorado. Jesus, piedade.

Enfim... Enfiei-me na biblioteca a estudar para o exame que tinha no dia seguinte, e a meio da tarde resolvi ver os e-mails outra vez: tinha um da professora assistente da cadeira a dizer: "Ah e tal cenas [nem "peço desculpa por não te ter respondido" nem nada], se quiseres aparece no meu gabinete às 17h que eu faço-te o exame."

Olho para o relógio. Que horas são?

17h20.

AAAAAHHHHHH!! Correr a arrumar tudo, chegar ao edifício do gabinete dela, bater à porta, perguntar à mulher que estava lá dentro onde é que estava a outra... professora. "Ah, saiu por um momento, espera aí fora."

Aparentemente um momento em Itália são 50 minutos. E quando finalmente a professora chegou e eu já estava psicologicamente preparada para um exame oral e para a eventualidade de ter de lhe dar a volta com a minha argumentação infalível, para que não se percebesse que não fui às aulas e que só estudei um dia antes do exame, ela passa-me uma folha para a mão: "São 30 perguntas de escolha múltipla, tens 15 minutos, podes começar."

"Ai o camandro..." - take 2.

Lá fiz o exame em 10 minutos (embalada pelo barulho das teclas super irritantes do computador dela) e entreguei-lhe as folhas para as mãos.

Aproveito para relembrar que as notas em Itália são de 0 a 30, não de 0 a 20 como na nossa terra, e que o mínimo necessário para passar é 18. Pois se o meu exame tinha 30 perguntas, ora isso dividido por 30 valores, ora... bom... sete vezes três vinte e um, noves fora nada... hmmm... bom, é uma questão de fazer as contas.

A professora começa a ler as perguntas. Na primeira página não assinala nada, e essa eu tinha a certeza que tinha toda bem, portanto lá me acalmei um bocado. Vira a página, e começa a fazer setinhas nas respostas. "Ok, ela está só a assinalar as erradas, deixa cá contar assim de surra mas sem olhar que é para não dar ar de quem está muito ansioso..." Uma setinha, duas setinhas, três setinhas...

"Ai o camandro..." - take 3

Terceira página. O exame tinha quatro páginas. Sete setinhas, oito setinhas... "Merda, devia ter estudado aqueles slides que passei à frente ontem à noite!"

Última página.

"Só posso errar 12, só posso errar 12..." Nove setinhas... "LARGA A MERDA DA CANETA, JÁ TÁ BOM, NÃO MEXE!!"

Silêncio. "Oi? Já parou?" [olhar de esgelha como quem não quer a coisa]

10 setinhas. "D'OH!!"

Mais silêncio. Desta vez mais prolongado. Encho-me de coragem e olho para ela. Está a sorrir. "Congratulations, you passed the exam."

TOMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!


One down, five to go.

Sem comentários:

Enviar um comentário